3 razões para evitar treinos em esteiras

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3 razões para evitar treinos em esteiras

O treinamento em esteira é uma escolha popular para muitos. Você fica dentro de casa quando o tempo está ruim e é muito fácil definir intervalos para que você não precise prestar atenção ao relógio, mas há várias razões pelas quais o treinamento em esteira é uma opção sub-ideal para jogadores de futebol (quando você também tem a opção de treinar em campo).
 

Contras de correr em uma esteira:

  • Extensão limitada do quadril
  • Menos esforço do que correr na grama
  • Não há alterações direcionais

 

Extensão limitada do quadril
O movimento ideal em seus quadril é crucial para o desempenho. A força dos glúteos é um fator importante em termos de prevenção de lesões, pois eles influenciam o movimento da região lombar e dos joelhos.

Correr em uma esteira tende a diminuir o comprimento da passada, impedindo que o quadril se estenda e se mova com tanta força quanto na grama. Dependendo do design, isso geralmente ocorre devido a preocupações de segurança, especialmente em alta velocidade, mas a alteração da técnica de corrida pode ter um efeito prejudicial no desempenho quando você está de volta à grama.

Menos esforço do que correr na grama
As esteiras podem ser bastante insufláveis. Elas foram projetadas dessa maneira para limitar os riscos de impactos repetitivos, mas a desvantagem disso é que cada passo na esteira, retornará mais energia do que um passo na grama. Isso significa que você está se esforçando menos para alcançar a mesma velocidade ou distâncias que espera em terreno sólido, o que pode afetar negativamente sua economia de corrida e seu desempenho em campo.

Para se tornar mais forte, mais potente ou mais eficiente, seu corpo precisa se adaptar às sobrecargas progressivas no treinamento. A corrida em esteira alivia a carga de trabalho em comparação com a corrida na grama, tornando-a uma opção abaixo do ideal se usada repetidamente para desenvolver a aptidão específica do futebol.

Sem alterações direcionais
Para ser eficaz, o treinamento de resistência deve ser específico do esporte. No futebol, isso não só envolve driblar uma bola a cada movimento, mas deve imitar as demandas do esporte em termos de mudanças direcionais.
 
Desacelerar e acelerar com mudanças de direção e movimentos fornece um estímulo muscular muito maior do que correr em linhas retas. Sem esse estímulo no treinamento, você limitará seu potencial para melhorar o atletismo nas partidas e aumentará o risco de sofrer lesões.
 
As esteiras devem ser evitadas? O treinamento em esteira é uma opção abaixo do ideal para jogadores de futebol, mas pode servir a um propósito. Se você não tem acesso a um campo, ou se estiver em uma área onde neva ou chove onde o campo fica alagado, e em outros casos que dificultam a corrida na grama ou na rua, às vezes, é melhor correr em uma esteira do que não correr.

Fontes:
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/184609961

Se você está em busca de um resistência física maior e se tornar aquele jogador que aguenta jogar os 90 minutos com uma alta intensidade de uma conferida no nosso novo programa de treinamento, JOGUE OS 90 MINUTOS RESISTÊNCIA 3.0! 

Jogue os 90 minutos Resistência 3.0, é um programa de preparo físico, focado no ganho de resistência e específico para jogadores de futebol. 

Este programa foi criado para você aumentar a sua resistência física durante a temporada e se tornar aquele jogador que mantém uma intensidade de jogo alta durante todos os 90 minutos. 

É importante que você saiba que existem dois tipos de resistência. a resistência aeróbia e a anaeróbia. diferentemente da crença da maioria, o futebol é um esporte classificado como anaeróbio. Em outras palavras, o futebol é um esporte que exige que o atleta tenha a capacidade de repetir movimentos de alta intensidade frequentemente durante uma partida.

Por isso, neste programa você encontrará exercícios que realmente simulam situações de jogo, sem corridas longas, chatas e ineficientes. ao final do programa, você terá um aumento do seu vo2 max, limiar de lactato e da sua capacidade cardiovascular. Desta forma, você se tornará o motor do seu time.

O programa pode ser usado durante a temporada competitiva, caso você sinta a necessidade de trabalhar sua resistência de forma específica e durante sua offseason em conjunto com o programa de pré temporada ou peneira (como um treino extra). 

✅ Treinos no Campo

✅ Treinos com Bola

❌ Treinos na Academia 

❌ Corridas chatas e longas

⚽️ Apenas bola e cones 


2 comentários

  • Kevin Devezas

    Ótimo conteúdo LDP

  • Pablo José

    LDP cara, A cada dia que passava eu estava desistindo do sonho de ser jogador pois eu moro em um povoado pequeno (2mil habitantes) e a última peneira que havia feito teria sido a 4 anos atrás quando tinha 11 anos e não havia mostrado o meu verdadeiro futebol, sempre fui tímido e ficava com medo em jogos grandes, Mas vc cara abriu minha mente com os seus motivacionais, estou a cada dia tentando melhorar meu futebol, Obrigado! Daqui a uma semana vou disputar o campeonato mais importante até agora na minha vida, o treinador formou um time desse meu povoado e iremos viajar para Alto Parnaíba MA (distância de 200km da minha cidade) daqui a 1 semana e já estou pensando em comprar um programa de treinamento, pois n sou titular absoluto e n gosto de ficar no banco de reservas, e o seus treino me motiva, n apenas como jogador mas como cidadão, e parei de acreditar em destino e comecei a acreditar que a gente faz o nosso próprio destino, Deus deu a nós o livre arbítrio para criarmos o nosso destino e ser capitão da nossa alma, Obrigado LDP pelos seus treinos e por sempre estar ajudando as pessoas e por ajudar o meu sonho a se concretizar, me responde lá no insta mano @pablo_mq9 mandei várias mensagens e procurando os melhores horários que você esteja lá pra me responder sei que é muitas mas dá uma atenção pra mim parceiro.Blz? No pique do Borja e rumo ao pro kkkkkkkkk

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