Creatina x Futebol: Vale a pena tomar?

Creatina x Futebol: Vale a pena tomar?

Autor: @lukazdepaula (ex atleta profissional e preparador físico)

Fala, bolerada! Nossa página do Instagram @rumoaopro recebe inúmeras mensagens por dia e uma palavra que pipoca várias vezes lá é "creatina". Creatina é um dos suplementos mais populares do mundo, especialmente no Brasil. Enfim, no post de hoje vou falar um pouco mais sobre a creatina, explicar qual a função dela no nosso corpo, os benefícios que ela pode trazer e no final, darei minha opinião se vale a pena você investir seu dinheiro nela. 

O que é a creatina?

Pra você que acha que creatina é bomba, calma, calma! Creatina não é bomba, ela é uma proteína, mais especificamente é uma amina sintetizada pelo corpo a partir de dois aminoácidos: glicina e arginina. Ela é produzida pelo seu corpo naturalmente, além disso também pode ser encontrada em carnes animais, principalmente em animais de carne vermelha.

Qual a função dela no corpo?

Bom, beleza. Já vimos que a creatina não é nenhum monstro maligno que vai destruir o seu corpo, mas e aí, pra que que ela serve então? Vamos explicar.

Quando nós fazemos movimentos de explosão como tiros ou levantar um peso, nosso corpo utiliza uma energia chamada ATP. Depois da atividade física, o ATP vira ADP que não serve parar gerar energia e é aí que entra a creatina, ela vai trabalhar na resíntese do ADP para ATP para que tenhamos energia para ser usada novamente. Aqui abaixo vou deixar uma ilustração para você entender melhor:

Image result for creatina no corpo

Aí você me pergunta... Mas se o nosso corpo produz e se nós podemos encontrar creatina em carne animal, por que consumi-la em forma de suplemento? O corpo humano, naturalmente, vai carregar mais ou menos 170, 180g de creatina no corpo, mas com a suplementação o seu estoque de creatina pode chegar a 220, 230g, uma significante diferença. Assim, quando você está com o estoque cheio, você se beneficia ao máximo da creatina.

Benefícios

Como já explicado, a creatina vai acelerar a recuperação dos seus músculos em atividades mais intensas e explosivas como arrancadas, tiros, levantamento de peso e etc.

Vale a pena?

A creatina não faz milagres, ela não vai substituir seus treinos, nutrição e mentalidade. Porém, como sempre falo, 1% de vantagem sobre seus oponentes pode fazer a deiferença em uma jogada, um drible ou uma roubada de bola. Por isso, pelo baixo custo, acredito que a creatina vale muito a pena.

Lembre-se que o mais importante sempre foi e sempre será o treinamento. 

Caso você queira saber como atingir um preparo físico de elite e melhorar sua performance nas partidas de futebol, com ganho de resistência física, força e velocidade, te convido a conferir os nossos programas de treinamento.

São centenas de sessões de treinamento com séries, repetições e vídeos demonstrativos que vão te ajudar a atingir o melhor preparo físico da sua carreira!

Nosso programa de Pré-Temporada é o mais novo programa do nosso site. São 12 semanas de treinamentos intensos que vão te deixar pronto para o seu próximo desafio! 


4 comentários

  • Gera 10

    Gostei da explicação . De uma forma clara e transparente . Obrigado pela informação

  • Gustavo salome citron

    Show de bola LDP !!!
    Sempre tive muita dúvida sobre a “creatina” e não achava em lugar nenhum uma explicação simples porém muito bem explicado e exemplificada. Vlw pelo conteúdo, pois agora consegui entender muito bem !!

  • Gustavo Tavares

    Tem algum maléficio tomar essa proteína ?

  • Gabriel Dirceu

    Lucas!
    Esses programas de treinamento tem com treinos com bola?

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

{

✔️ Produto adicionado com sucesso.