Faça essas 4 coisas e entre ligado em todo jogo!

Mentalidade -

Faça essas 4 coisas e entre ligado em todo jogo!

Fala, bolerada! Essa semana recebi uma pergunta de um dos meus mentorados sobre como entrar mais ligado no jogo e ter um bom desempeno desde o início! 

Acho que todo jogador já sofreu com isso em alguns jogos, você entra meio desligado e começa a errar umas bolas que você sempre acerta, aí vem o desespero e no fim tudo acaba em desastre. 

Mas e aí, LDP, como evitar que isso aconteça? Calma, calma... Vou te passar algumas dicas pra você entra ligadaço no jogo e meter a fumaça desde o início.

Vou compartilhar alguns hábitos que me ajudaram nos últimos 2 anos e principalmente na temporada 2019 pela Union. Sem mais enrolações bora pro nosso top 4.

Banho Gelado

Este hábito me ajudou muito esse ano, pois ás vezes chegava no vestiário meio sonolento e o que eu fazia? Entrava na ducha gelada pra acabar com qualquer sono! Sim, eu demorava alguns segundos para entrar mas no fim acabava indo pro tudo ou nada. 

Ficava no chuveiro alguns minutos e tentava atingir um estado de foco total até que a água fria não me incomodasse mais e quando eu saía estava no pump do jogo!

 

Música

Existem vários estudos que mostram que a música pode influenciar no seu humor e na sua atividade corporal. Enfim, eu gostava de combinar a música com o banho gelado e os resultados eram fenomenais! Quando eu saía do chuveiro, pulava, cantava e já me preparava para mais uma partida. 

Quando jogávamos fora de casa, também usava a música como parte da preparação do jogo. Eu recomendo que você coloque alguma música com uma batida mais rápida se você estiver meio sonolento e uma música mais calma se você estiver muito nervoso, porém o mais importante é que você coloque uma música que te motive a jogar futebol.

Eu por exemplo, adoro músicas do FIFA e eletrônicas!

Mentalização

A mentalização ou visualização é basicamente imaginar na sua mente as jogadas que você vai fazer no jogo. 

Eu não estou falando daquela visualização mágica que vendem por aí. Tem gente que acha que se você ficar se imaginando fazer gols, você vai começar a fazer gols milagrosamente.

Resultados no campo são consequência do treino. Essa visualização que eu estou te passando é uma que vai te ajudar a focar e entrar no flow do jogo antes dele começar. 

Nosso cérebro não consegue diferenciar o que é realidade e o que é imaginação. Por isso é legal você fazer essa mentalização antes de uma partida.

Eu sugiro que você mentalize jogadas que você vai fazer frequentemente e que você treinou com o time durante a semana. Por exemplo, se eu jogo na lateral, vou mentalizar passes pro zagueiro, pro volante, pro ponta, eu marcando o ponta e etc.

Aquecimento

Esse pra mim é o mais importante. Sabe no início do jogo quando os dois times estão aquecendo? 

Então... Eu sempre olho pro time adversário pra ver como eles estão se comportando. Nessa temporada eu notei vários times aquecendo devagar, com movimentos lentos e isso sempre foi um bom sinal de que o time não estava pronto para o jogo.

A maioria ou todos os times que eu notei aquecendo de maneira pobre, começaram jogando mal contra nós. Um bom exemplo foi no nosso jogo da semi final. 

A TWU, favorita pra ganhar o jogo, estava aquecendo com uma maneira debochada. Estavam rindo, fazendo embaixadinhas e o meu time estava focado, ninguém falava nada, apenas fazíamos os exercícios indicados pelo nosso treinador. 

Resultado... primeiro tempo 2x0 pra gente no primeiro temo na casa dos caras. 

Quem tinha essa tática de aquecer forte também era a Seleção da Hungria comandada por Ferenc Puskas nos anos 50. 

Depois, se você tiver um tempo, veja os resultados da Hungria na Copa de 54. Eles frequentemente marcavam o primeiro gol no primeiro tempo.

Bom, espero que você tenha gostado desse post e que você possa usar algumas dessas práticas na sua próxima partida e entra ligado no jogo!

E não esquece! Se você quer ter o melhor preparo físico da sua carreira, baixe nossos programas de treinamento e comece a treinar hoje!

Tmj e #RumoAoPro

 

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados