Qual é o percentual de gordura para jogadores de futebol e como calcular?

Qual é o percentual de gordura para jogadores de futebol e como calcular?

Fala, bolerada! No post de hoje vamos falar sobre pecentual de gordura! Qual deve ser o percentual ideal para um jogador de futebol? Como posso calcular o meu percentual? Todas e outras questões serão esclarecidas abaixo.

Cada um no seu quadrado

A média de percentual de gordura de jogadores da primeira divisão da Premier League por exemplo varia na casa dos 8-12%. Porém, em ligas de menor porte como a liga croata e até mesmo no campo universitário aqui nos Estados Unidos, a média sobe chegando aos 14.9%!

Em outras palavras, quanto maior o nível do futebol, menor o percentual de gordura dos atletas. O ideal é que você foque na casa dos 8-12% como os jogadores da Premier League.

E os goleiros?

Calma, calma... Goleiros a história é um pouco diferente. Não existem muitas pesquisas sobre o percentual ideal para os goleiros porém, as médias variam de 11 a 18%.

Obviamente, não é porque você é goleiro que você tem que acomodar e ficar pesado. Um goleiro tem que ter a capacidade de pular, se mover com agilidade, ter mobilidade. Por isso, eu sugiro que você siga a mesma meta dos jogadores de linha de 8-12% de gordura corporal.

E as mulheres, LDP? 

No futebol feminino a história também muda um pouqinho. Naturalmente, mulheres estocam mais gorduras que os homens. E obviamente, não existe muita pesquisa sobre o assunto.

Mas estudos mostram que um percentual abaixo de 8% para mulheres atletas pode ser prejudical para sua saúde. Por isso, o percentual feminino deve ser mais alto do que o masculino.

Em pesquisas que analisaram outros esportes como basquete, hockey e handball, a média variou de 12-22%.

Conclusão, mire uma média de 10-18% e obviamente analise sua performance para descobrir o percentual ideal. Nada aqui é preto no branco.

Como abaixar o seu percentual?

Muitos fatores influenciam seu índice de gordura corporal, como seu treinamento, sua alimentação e o seu estado mental.

Em relação aos treinos, você pode começar a adicionar alguns HIITS de calistenia na sua rotina de treinamento como um trabalho extra, ou trabalhos intervaldos no campo ou na esteira como o treino do John Terry que eu postei no YouTube. O bom desses treinos é que eles são curtos, porém intensos e podem ser feitos sem muitos equipamentos.

Agora, lembre-se... peder gordura pode ser desafiante para muitos. O segredo é confiar no processo e não querer resultados imediatos. Ninguém atinge bons resultados em um piscar de olhos. Treine, se alimente e tenha paciência, os resultados virão no longo prazo.

Como medir o meu percentual?

Você pode medir seu pecentual em uma consulta com um nutricionista ou preparador físico. Outra maneira mais simples, seria com uma calculadora de percentual de gordura como esta abaixo:

 

Você pode adquirir uma como essa no nosso site! Clicando aqui

Espero que eu tenha esclarecido algumas das suas dúvidas! 

Jamie, Jamie Vardy e #RumoAoPro!

Lucas de Paula 


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