Temporada x Pré-Temporada (A diferença entre os treinamentos)

Temporada x Pré-Temporada (A diferença entre os treinamentos)

Fala, jogador!

Mais uma pergunta frequente da bolerada. Qual é a diferença entre os treinos que eu devo fazer na pré-temporada e durante a temporada?

Pra você que não sabe, a pré-temporada é aquela fase do ano onde os atletas focam muito na parte física e a intensidade dos treinos é elevadíssima! O nome já diz tudo, pré significa antes, por isso essa fase começa geralmente 1-2 meses antes do inicio do campeonato.

Se você já jogou em algum clube federado ou profissional você provavelmente já fez uma pré-temporada. Nessa fase do ano, o foco é o aumento e o desenvolvimento do preparo físico, já que os atletas estão voltando das férias e muitos voltam acima do peso ou fora do ritmo. 

Os treinos são pesados, normalmente 2 períodos, com muitos testes físicos, muitas sessões de treinamento de força, até por isso clubes de primeira divisão viajam para cidades mais remotas e ficam em algum tipo de hotel 5 estrelas que possui uma estrutura monstra para que os atletas possam descansar e comer rapidamente após as sessões de treinamento. (Recomendo que você assista série do Boca Juniors na Netflix, lá a pré-temporada é muito bem documentada).

Já durante temporada o negócio é bem diferente. O foco já é outro, ao invés de focar no desenvolvimento do preparo físico, os preparadores físicos devem buscar a manutenção dos ganhos da pré-temporada e se preocupar muito com a diminuição dos riscos de lesões dos atletas.

Eu já tive a experiência de treinar atletas profissionais durante a temporada, e a primeira coisa que tinha como objetivo era manter o atleta em campo, pois se o atleta tiver no departamento médico, nada vai adiantar todo aquele trabalho que eu fiz com ele durante a offseason e a pré temporada, certo?

No último blog do YouTube, eu mostrei para vocês como seria uma sessão de prevenção de lesão, se você quiser assistir, clique aqui

Resumindo, durante a temporada os treinos são mais leves e curtos, já que os atletas pode ter até 2 jogos na semana. Mas não significa que o atleta não precise treinar extra, treinos durante a temporada são essenciais! 

Ano passado, quando eu ainda disputava o campeonato universitário, sempre fazia um trabalho adicional durante a semana e isso manteve meu preparo físico em alto nível durante toda a competição e o mais impressionate é que eu tive 0 lesões durante a temporada.

Agora, se você tem dúvidas ainda de como organizar o seu treinamento durante o ano de competição recomendo que você dê uma olhada nos programas Jogue os 90 Minutos.

Todos os programas podem ser usados em conjunto durante o ano todo como mostra a imagem abaixo

Se você está em offseason ou em fase de preparação para algum teste ou peneira, recomendo que você dê uma olhada no programa de Pré-Temporada, são 12 semanas de treinamento divididas em 3 fases pra você chegar voando na volta aos treinos.

Por outro lado, se você está em temporada e já empregado em algum clube, dê uma olhada no Temporada, Velocidade ou Resistência. 3 programas com sessões de treinamento feitas na medida certa para você manter o preparo físico durante o ano todo!

Espero ter te ajudado e #RumoAoPro

Lucas de Paula

NCSF Certified Strenght Coach


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