Treinar na academia vai te deixar lento em campo?

Treinar na academia vai te deixar lento em campo?

Fala bolerada! Muitos atletas que acompanham a RumoAoPro mandam mensagens perguntando se o treino de força na academia pode deixá-los lento e hoje estaremos esclarecendo esse assunto e revelando os mitos e verdades sobre treinos de força.

Existe um pouco de verdade quando algumas pessoas dizem que treinar na academia e ficar grande pode te deixar lento, porém isso só irá acontecer se você treinar da maneira incorreta. Caso contrário, quando o treino de força e de academia for implementado da maneira correta, isso apena trará benefícios para o atleta.

Vamos criar uma situação como exemplo em que 2 jogadores, jogador A seria o Éverton Cebolinha e o jogador B seria o Gil do Corinthians, vão executar um agachamento com a barra livre, e suponhamos que os 2 jogadores vão executar 1 repetição com a carga máxima que eles podem levantar. 

Continuando com o nosso exemplo, o zagueiro corinthiano e o atacante gremista conseguem levantar 150kg, concluindo que eles tem a mesma força, certo? Mais ou menos, Gil conseguiu completar o movimento de agachamento em apenas 3 segundos, por outro lado Éverton demorou 5 segundos para fazer o mesmo. Isso significa que mesmo eles tendo levantado o mesmo peso, Gil é mais forte do que o Éverton porque ele pode aplicar sua força com uma maior velocidade e esse é o ponto fundamental. 

Não adianta nada você ser um jogador que levanta kilos e kilos e não é capaz de usar essa força no campo de futebol, e é por isso que nós da RumoAoPro batemos tanto nessa tecla de que você tem que trabalhar para se tornar um jogador forte funcionalemte e não apenas parecer forte porque você tem um bícepis de 40cm de circunferência.

Continuando, vamos dar uma olhada em situações de tiros e arrancadas. A quantidade de tempo que o seu pé toca no chão é mínima. Ou seja você tem um tempo mínusculo para aplicar sua força no chão e impulsionar o seu corpo para frente. Na verdade, demora .6 a .8 segundos para produzir a sua força máxima e quando estamos dando um passo ou correndo nós não temos tempo suficiente para isso. Por isso, nossa força máxima nessa situação é irrelevante, o que importa é o quão rápido você consgue aplicar força que você tem no chão.

Concluindo, treinar na academia não vai te deixar lento, porém para se tornar um jogador forte e rápido ao mesmo tempo, você deve focar em treinos que além de trabalharem a sua força, vão também abordar a sua explosão e a sua mobilidade, pois assim você poderá ultilizar essa força em diversos movimentos e direções e dessa maneira você se tornará um jogador que ninguém vai querer jogar contra.

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3 comentários

  • Fernando Magalhães

    Muito bom o conteúdo, o Lucas ainda por cima manda coisas pra gente pelo email, fico muito agradecido por isso.

  • Luiz Otavio Barboza Vieira

    Valeu Paulo por esses conteúdos riquíssimos

  • Kevin Devezas

    Cara que conteúdo ótimo! Obrigado por nos proporcionar o melhor conteúdo

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