A importância da capacidade de reação e como treiná-la

A importância da capacidade de reação e como treiná-la

Fala, jogador! No post de hoje eu gostaria de abordar uma qualidade física que talvez não receba tanta atenção dos atletas como ela deveria, a sua CAPACIDADE DE REAÇÃO.

Você já notou o Neymar jogando? Como ele dribla com mais facilidade e com mais rapidez do que os outros jogadores? Ou como ele bate pênaltis sempre deslocando o goleiro? Tudo isso tem relação com a reação dele.

Existem alguns tipos de reação. A primeira que vamos falar sobre é a reação simples.

Basicamente, a reação simples é o tempo total decorrido entre a apresentação de um estímulo e a ocorrência de uma resposta em uma tarefa que exige que um participante execute um comportamento elementar (por exemplo, pressionar uma tecla) sempre que um estímulo (como uma luz ou som) é apresentado.

Um jeito mais fácil de você gravar isso na sua mente é quando atletistas reagem ao som da pistola e disparam para a corrida. No futebol, um bom exemplo seria sua reação a um lançamento de um companheiro de equipe.

Uma boa maneira de treinar sua reação simples seria se o seu treinador desse um comando para cada cor que ele falar, por exemplo azul significaria agachar, vermelho saltar, amarelo deitar no chão e etc.

Segundo tipo de reação é o reconhecimento!

O tempo de reação de reconhecimento (TRS) envolve um processo cognitivo de seleção da resposta ideal a múltiplos estímulos, e a resposta depende do tipo e da forma dos estímulos. 

Por, exemplo quando um goleiro vai defender um pênalti ele possui vários estímulos porém apenas 1 resposta que é escolher o lado de acordo com a corrida, olhar, postura e comportamento do batedor.

Um excelente exercício para treinar este tipo de reação seria se o seu treinador chamasse dois um mais números com comandos diferentes, como por exemplo azul, amarelo e vermelho, sendo azul salto, amarelo, cabaceio e vermelho um tiro de 5 metros.

Terceiro e último tipo de reação é a escolha! 

Essa é a reação que leva mais tempo para ser processada porém a mais comum no futebol. Aqui há vários estímulos diferentes e várias respostas diferentes. Por exemplo, vamos que supor que você está jogando de centro avante e está fazendo pivô e vê o zagueiro chegando nas suas costas e também vê seu companheiro livre. Você tem 2 opções, fazer o giro no zagueiro ou ajeitar para o seu companheiro.

É por isso que chamamos craques de gênios, pois além de terem uma excelente qualidade técnica, eles também possuem uma capacidade de racioncínio muito elevada. Eles conseguem prever uma jogada antes que ela aconteça.

Espero que este post tenha te ajudado de alguma forma e lembre-se que a sua capacidade de reação é uma qualidade que deve ser treinada assim como sua velocidade, resistência, técnica e etc.

E lembre-se, se você quer ter o melhor preparo físico da sua carreira, baixe nossos programas de treinamento Jogue Os 90 Minutos e comece a treinar hoje mesmo!

 Tamo junto e #RumoAoPro!


6 comentários

  • Guilherme

    Faz um vídeo sobre exercícios pra fortalecer as pernas

  • Kevin Devezas

    Ótimo post, a reação deve ser explorada ao máximo durante o jogo!

  • João Pedro

    Fala ldp, eu tô precisando de ajuda na marcação, jogava de meia é agora vim para a lateral, quais os pilares para melhorar na marcação?

  • João Pedro Gomes Teixeira

    Boa

  • Franke nunes

    Faz um video top de reação🔥 LDP

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

{

✔️ Produto adicionado com sucesso.