Como Aumentar sua Resistência no Futebol?

Como Aumentar sua Resistência no Futebol?

Fala, bolerada! 

No post de hoje eu vou falar de um assunto que é de extrema importância se você quer se tornar um melhor jogador e ter grandes perfromances: SUA RESISTÊNCIA FÍSICA!

Técnica é muito importante, claro. Porém, de nada importa você ser talentoso com a bola nos pés se você não possuir energia para aplicá-la no jogo. Quando um jogador está bem preparado fisicamente, ele consegue driblar, chutar, defender e jogar com muito mais facilidade! Por isso é necessário que você cuide do seu preparo físico assim como você cuida da sua parte técnica.

Bom, vamos lá...  

Existem muitos mitos sobre como aumentar sua resistência e jogar os 90 minutos com intensidade. Um dos grandes mitos é a famosa corrida de 5km. Quem nunca, né? Óbvio que ela tem seus benefícios, mas não é nem de longe o melhor tipo de treinamento para um jogador de alto nível e vou explicar o porquê...

Existem dois tipos de resistência:

1. Resistência aeróbia

2. Resistência anaeróbia

Para deixar o conteúdo mais simples, a resistência anaeróbia está relacionada com exercícios de alta intensidade como um tiro de 30m. Já a resistência aeróbia está relacionada com a nossa querida corrida de 5km.  

Aprofundando um pouco mais... O nosso corpo possui 3 sistemas relacionados a produção de energia, 2 são anaeróbios e 1 é aeróbio.

O primeiro é o sistema anaeróbio ATP-CP, onde o ATP é a principal fonte de energia. Lembra daquele post sobre a creatina? A creatina tem papel fundamental nesse processo, por isso ela é tão usada por atletas profissionais. Como eu escrevi antes, este sistema está vinculado com exercícios de alta intensidade, porém as reservas de fosfagênio nos músculos ativos serão esgotadas provavelmente após apenas 10 segundos de exercício extenuante, como ao dar um pique de 80 metros.

O segundo sistema, também anaeróbio, é a glicólise anaeróbia. Aqui a fonte de energia é o "malvado" carboidrato (tá vendo como ele não é tão mau assim?) e ou o glicogênio (carboidrato armazenado). Este sistema está relacionado com exercícios de uma intensidade ainda alta, mas com uma duração maior entre 60-180 segundos, como o famoso "Quadrado da Morte" que eu posto de vez em quando lá no Instagram. Em palavras mais simples, são aqueles exercícios que você sente "queimar", essa queimação nada mais é do que o seu corpo transformando o glicogênio em lactato! 

Por último, o sistema aeróbio e o favorito da rapaziada dos anos 70 e 80, no qual a principal fonte de energia é o oxigênio. Este sistema está relacionado com exercícios mais duradouros como a já mencionada corrida de 5km.

Blz LDP, você falou bonito mas o que isso tem a ver com futebol?

O que tem a ver é que, mesmo com tanta informação, muitos atletas trabalham apenas 1 tipo de resistência, principalmente o aeróbio e esquecem que um jogo de futebol de alto nível exige que você seja um monstro nos 2 tipos de resistência.

Ah LDP, mas não posso correr 5km mais? Claro que pode! Não deixa de ser um treino bacana, mas ele não pode compor 90% do seu treinamento de preparação física. Existem outros exercícios que podem trazer muito mais benefícios e que vão ativar os seus 3 sistemas energéticos.

Além disso, adicione exercícios que simulem situações reais de jogo, com mudanças de direção, aceleração e desaceleração e até mesmo exercícios que possuem o contato com a bola.

Se você quer ter acesso a treinos que vão te ajudar a obter um preparo físico de qualidade, dê uma conferida nos nossos programas de treinamento e comece a treinar hoje!



 

 

    


1 comment

  • Micael gomes

    Ldp eu posso treina esse dois tipo de resistência no mesmo dia?

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