Pliometria para jogadores de futebol explicada!

Pliometria para jogadores de futebol explicada!

Fala, monstro sagrado! Existe uma palavra que está na boca dos novos preparadores físicos em todo o mundo! É a tal da pliometria. E no post de hoje, vou explicar de uma maneira simples o que é o trabalho pliométrico e como ele pode ta ajudar no dia do jogo.

O objetivo principal da pliometria é desenvolver sua sua capacidade de gerar movimentos rápidos e potentes, além de criar uma melhor coordenação do seu sistema nervoso com o seu sistema muscular.

Um bom exemplo de uma situação onde a pliometria pode te ajudar, seria quando por exemplo, você (supondo que você está na sua área de defesa) sobe para cabecar, a bola sobra na meia lua no pé do adversário e imediatamente após pousar do salto você tem que bloquear a sobra antes que o atacante do outro time chute no gol. Se você não possui uma certa explosão, elasticidade e não consegue absorver a força do pouso com eficiência certamente lhe faltará velocidade e agilidade para bloquear o chute e talvez você não chegue a tempo.

Aqui estão alguns exemplos de exercícios pliométricos:

  • Jump: salta com as 2 pernas e aterrissa com as 2 pernas.
  • Hop: Salta com uma perna e aterrissa na mesma perna, ou, salta com 1 perna e aterrissa com as 2 pernas.
  • Bound: Salta com 1 perna e aterrissa na perna oposta.

Características de um treino pliométrico

- Exercícios de pliometria possuem um contato com o solo de pelo menos 0.2 segundos.

- Deve incluir o ciclo de alongamento e encurtamento do músculo.

O que é o ciclo alongamento e encurtamento? 

Este ciclo é uma contração muscular em sequência que ocorre na parte de trás do seu calcanhar quando você faz movimentos como um salto por exemplo. Vamos supor que você salte de um banco, quando você pousa ocorre o alongamento dos músculos e tendões daquela região, e com isso há uma absorção de energia elástica, que será usada posteriormente no encurtamento dos músculos quando você for saltar novamente. 

Esse ciclo é usado em vários movimentos em um jogo de futebol sem que você perceba, como quando você está correndo, saltando, mudando de direção ou de velocidade.

Porém, se o ciclo demorar muito para ser concluído, a energia elástica se perde e os benefícios da mesma serão nulos.

Comece a implementar treinos de pliometria na sua rotina e você verá resultados maginíficos no seu preparo físico.

Mas, lembre-se de falar com um profissional antes, para ter certeza que os movimentos sejam feitos da maneira correta evitando qualquer tipo de lesão no seu treinamento.

Nosso programa de treinamento Jogue os 90 Minutos Espaço Reduzido está recheado de exercícios pliométricos que você pode adicionar na sua rotina de treinamento! Baixe e comece a treinar hoje mesmo!


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