Velocidade: A diferença entre jogadores profissionais e amadores

Velocidade -

Velocidade: A diferença entre jogadores profissionais e amadores

Fala, monstro! Sabia que sua velocidade pode determinar o nivel de futebol que você vai jogar? Qual será que é a diferença entre jogadores profissionais de alto nível e jogadores semi profissionais ou amadores? Será que é apenas a qualidade técnica ou será que os profissionais nasceram com algum dom divino que não pode ser explicado pela humanidade? 

Se você você já acompanha a Rumo Ao Pro a mais tempo, você sabe que na maioria do tempo um jogador estará andando ou trotando durante uma partida de futebol, mas obviamente o jogo é decidio em jogadas de alta velocidade e intensidade.

Por isso, valorizamos tanto jogadores rápidos, fortes e ágeis como Neymar, Cristiano e Messi. Porém, a grande questão é... O que será que o Neymar tem que o craque da várzea não tem?

Um jogador de futebol de elite correrá em média por jogo 9-14km durante os 90 minutos dependendo de sua posição e apenas 8-12% dessa distância será percorrida em velocidades mais intensas.

Agora, se liga nesse dado. Durante esses picos de velocidade, você já consegue diferenciar um jogador de elite e um jogador mediano. Por exemplo, em tiros de 5 metros os jogadores de elite conseguem ser 0,03 segundos mais rápidos do que jogadores comuns.

Já em um arranque de 40 metros a diferença aumenta ainda mais e pula para 1.75 segundos, o que é uma eternidade quando estamos falando de performance esportiva.

O problema é que poucos atletas sabem desses dados e não treinam da maneira correta. Na verdade, eles nem sabem que eles precisam treinar velocidade. E conforme o tempo passa, os jogadores de categorias de base e profissionais vão evoluindo enquanto os outros que não tem um acompanhamento profissional ou um programa de treinamento ficam estagnados e a diferença entre eles cresce tanto que fica difiícil de igualar novamente.

Mas LDP, dá pra eu aumentar minha velocidade e correr atrás do prejuízo? Calma, calma... Trago boas notícias. A boa notícia é que sim, dá pra você aumentar a sua velocidade. Com os treinamentos adequados que trabalharão sua postura, mecânica, coordenação e desenvolvimento das suas fibras musculares do tipo 2, você certamente se tornará um jogador mais rápido ao longo do tempo. 

Mas, é importante que você tenha paciência nesse processo e trabalhe com foco total. Obviamente, o futebol não é apenas velocidade, porém esse aspecto pode ser a diferença entre você passar na peneira ou não, entre você marcar um gol decisivo no último minuto, entre você salvar um gol do adversário na prorrogação e entre outras situações do futebol que podem ser decididas pela velocidade de um jogador.

Se você quer começar a evoulir sua velocidade, te convido a baixar nossos programas de treinamento. Neles, eu inclui diversos treinos de velocidade e agilidade que vão te ajudar a se tornar um jogador mais rápido e mais explosivo em campo!

Tamo junto e #RumoAoPro


7 comentarios

  • Juninho

    Feliz

  • Cícero Silva

    Show LDP! Rumo ao pro!

  • Samuel Werick

    💥💪⚽

  • Kevin Devezas

    No pique do LDP!

  • jhonn elson de venturosa

    isso vai me ajudar bastante vlw LDP vc e foda

Dejar un comentario

Por favor tenga en cuenta que los comentarios deben ser aprobados antes de ser publicados

Spanish
Spanish